Relatório obtido com a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) mostra que 2.602 municípios manifestaram interesse em aderir ao Conectar – Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras. Dentro desse grupo, 1.731 enviaram projeto de lei autorizativa à respectiva Câmara Municipal. O Consórcio, lançado oficialmente nesta segunda-feira (22), em solenidade que contou com a presença do coordenador do Fórum dos Governadores, o petista Wellington Dias (PT), contou com a adesão de 41 cidades piauienses, sendo que destas, 20 já apresentaram o projeto de lei para a autorização da compra direta de vacinas. Na lista estão cidades como Água Branca, Luís Correia, Picos, Piripiri, Bom Jesus e a capital, Teresina.
CLIQUE AQUI E CONFIRA SE O SEU MUNICÍPIO ESTÁ INCLUÍDO NO CONSÓRCIO, E SE JÁ APRESENTOU A LEI CORRESPONDENTE
Apesar da oficialização do Consórcio, tanto a manifestação de interesse como o recebimento das leis continuarão abertos após a instituição do Consórcio, conforme determina a Lei Federal nº 11.107/2005.
O presidente da FNP, Jonas Donizette, ressaltou a importância do consórcio e das ações que os prefeitos estão promovendo por meio da entidade. “O momento é muito difícil, mas estamos ocupando um lugar de liderança, um espaço importante de diálogo propositivo”, declarou, afirmando que “graças a nossa mobilização, o Ministério da Saúde já passou a orientar que as novas doses de vacinas contra a Covid-19 sejam integralmente utilizadas para imunização do maior número possível de pessoas, com reserva de apenas 10% para a 2ª dose”.
O dirigente da FNP também citou as medidas excepcionais divulgadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no dia 19, para aumentar o acesso a oxigênio no sistema de saúde. Segundo ele, a normativa da Agência foi uma resposta ao apelo da entidade, que enviou ofício, dia 18, ao presidente da República e ao ministério da Saúde, pedindo providências imediatas sob risco de um cenário ainda mais trágico.
Via Meio Norte