O presidente do Conselho Regional de Educação Física (Crefito), Danys Queiroz, disse que vai acionar a justiça para garantir que academias possam ficar abertas durante dos quatro dias de lockdown parcial que ocorrerão a partir da próxima quinta-feira(18) no Piauí.
Segundo Danys Queiroz, o trabalho dos profissionais de Educação Física foi considerado essencial por uma lei sancionada pelo próprio governador, Wellington Dias, no dia 14 de janeiro deste ano.
Para o presidente do conselho, fazer exercícios físicos com orientação, impacta diretamente na melhoria da saúde das pessoas e previne doenças.
Ele destaca que não vai aceitar, “simplesmente fechar” e por isso entrará com uma ação na Justiça solicitando que as academias permaneçam abertas.
Confira a fala de Danys Queiroz em vídeo divulgado pelas redes sociais:
“FOMOS SURPREENDIDOS COM O DECRETO DO GOVERNADOR FECHANDO AS ACADEMIAS DE QUINTA A DOMINGO. PARA NÓS É UMA SURPRESA, PORQUE ELE MESMO DECRETOU QUE SOMOS ESSENCIAIS NO DIA 14 DE JANEIRO DESTE ANO. ENTÃO, SOMOS ESSENCIAIS OU NÃO SOMOS? COMO É QUE ISSO MUDA TÃO REPENTINAMENTE? SOMOS ESSENCIAIS PARA A SAÚDE, DITO POR LEI E NÓS QUEREMOS QUE ISSO SEJA VALIDADO, PORQUE NÓS REALMENTE IMPACTAMOS NA SAÚDE DAS PESSOAS. E NÃO VAMOS ACEITAR, SIMPLESMENTE, MANDAR FECHAR. PORQUE ISSO SIM, É IR DE ENCONTRO CONTRA A SAÚDE DAS PESSOAS. OS NOSSOS SERVIÇOS SÃO OS QUE MAIS EMPATA NA SAÚDE DA POPULAÇÃO, MAIS AUMENTA A IMUNIDADE CONTRA COVID E TODAS AS DEMAIS DOENÇAS. TER O MAIOR CONTROLE É TER ATIVIDADE FÍSICA BEM ORIENTADA. DEVIDO A ESSE DECRETO RESOLVEMOS ENTRAR NA JUSTIÇA E IRA ATRAS DOS NOSSOS DIREITOS NÃO VAMOS ACEITAR SIMPLESMENTE FICARMOS FECHADOS, PORQUE NÓS ENTENDEMOS QUE A NOSSA AÇÃO É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE PÚBLICA E POR ISSO NÃO É FALTA DE EMPATIA, PELO CONTRÁRIO, É CUIDADO DA POPULAÇÃO”.
Caroline Oliveira
redacao@cidadeverde.com