A Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (Divisa) fez um detalhamento do novo decreto estadual com restrições de funcionamento do comércio e serviços durante as prévias de carnaval. As medidas para enfrentamento da Covid-19 entraram em vigor na terça-feira (26) e seguem até dia 21 de fevereiro.
As novas medidas restritivas visam conter a disseminação da Covid-19 no estado e evitar um colapso na rede de saúde. Para decisão, o governo considerou o aumento do número de casos de Covid-19 nas últimas semanas e a crescente ocupação de leitos de UTI no Piauí, onde alguns hospitais já apresentam 100% de ocupação.
O novo decreto não estabelece lockdown, mas redução no horário de funcionamento das atividades econômicas.
Confira o horário de funcionamento das atividades comerciais:
- Comércio e lojas em geral: 8h às 17h
- Shopping Centers: 12h às 21h
- Restaurantes e bares: até 23h, com proibições de shows, música ao vivo e som ambiente
Missas devem cumprir protocolo específico — Foto: Divulgação/Arquidiciose de Teresina
A diretora da Divisa, Tatiana Chaves, explicou que as informações contidas no decreto geraram dúvidas. Uma delas, trata-se sobre a realização de celebrações religiosas e eventos.
“As celebrações religiosas nas igrejas e templos não estão proibidas, desde que sigam as orientações do protocolo específico. O que fica proibido, de acordo com o decreto, são as comemorações, festas, shows, confraternizações, ou seja, qualquer tipo de evento, público ou privado, que gerem aglomerações”, explicou.
Já as atividades essenciais poderão funcionar normalmente. São elas: supermercados, farmácias, postos de combustíveis, bancos, lavanderias, entre outros serviços.
O G1 fez uma lista dos serviços liberados e proibidos pelo novo decreto. Veja abaixo:
Serviços proibidos e liberados no Piauí após decreto — Foto: Adelmo Paixão/G1 PI
Fonte: G1-PI