O prazo para aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 expira no início da segunda quinzena de feveiro. A data limite vale para quem foi imunizado no primeiro dia da vacinação. Em Teresina, por exemplo, a campanha teve início em 18 de janeiro. A médica Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS), explica que no Piauí foi adotado o prazo limite entre uma dose e outra que é de 28 dias.
“A pessoa deve procurar o local onde tomou a vacina e levar a caderneta de vacinação que tem marcada a data. Se não tiver, será verificado no sistema”, reitera Borba.
Ela explica que mesmo com a garantia de que a vacina é segura, uma pequena parte da população ainda se recusa a ser vacinada.
“Nesse caso, a pessoa assina um termo que se recusou a ser vacinada. Sobre a reação que pode ocorrer em quem toma a vacina, isso é normal. Nosso corpo não é inativo e qualquer coisa que entra na pele, nariz, boca é absorvida e o corpo vai começar a combater o inimigo. É uma característica pessoal. A bula alerta que pode acontecer”, explica Amariles Borba.
Sobre a previsão da chegada de nova remessa da vacina, ela explica que a Secretaria de Estado da Saúde (Saúde) deve anunciar nesta terça-feira (02).
Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com