Agricultora piauiense de 64 anos será homenageada em programa da Globo no dia internacional da mulher

Compartilhe esta notícia com seus amigos:

Histórias de cinco mulheres de idades, crenças e lugares diferentes do Brasil serão apresentadas no programa ‘Falas Femininas’, especial em alusão ao Dia Internacional da Mulher, que irá ao ar no dia 8 de março na TV Globo. Com informações do Gshow.

Uma das 05 mulheres protagonistas que serão homenageadas é a piauiense, Maria Sebastiana Torres da Silva, 59 anos. Natural de São Raimundo Nonato, a agricultora não frequentou a escola porque tinha que trabalhar na roça, mas aprendeu a tocar sozinha uma sanfona que encontrou abandonada. E conciliou o trabalho na lavoura com apresentações em festas para conseguir dinheiro para criar os filhos

Maria Sebastiana tem sua história de luta e conquista dividida com o público em ‘Falas Femininas’ — Foto: Globo / Divulgação

Ela teve nove filhos sete estão vivos, é avó de 14 netos e continua a trabalhar como agricultora. Em 2019, entrou em uma escola para alfabetização de adultos, onde aprendeu a escrever seu nome.

Assista e conheça mais de Maria Sebastiana

Com uma equipe majoritariamente feminina, o programa em formato documental destaca trajetórias inspiradoras, valoriza a potência da mulher brasileira e provoca uma conversa franca sobre alguns dos dilemas femininos da atualidade.

“FALAS FEMININAS QUER AMPLIAR ESSAS VOZES, AO MESMO TEMPO EM QUE SERVE COMO UM ESPELHO, PARA QUE ELAS ENXERGUEM E RECONHEÇAM SEU PRÓPRIO VALOR. A PARTIR DE UMA CÂMERA DOCUMENTAL, SENSÍVEL E CÚMPLICE, O ESPECIAL REVELA AO PÚBLICO E ÀS PRÓPRIAS PROTAGONISTAS A FORÇA E A BELEZA DE SUAS HISTÓRIAS. NEM ELAS SE VIAM ASSIM”, DIZ PATRICIA.

“A ESCOLHA DAS PERSONAGENS PARTIU DO DESEJO DE MOSTRAR HISTÓRIAS AINDA DESCONHECIDAS, MAS FORTES E EXTREMAMENTE REPRESENTATIVAS DA POPULAÇÃO BRASILEIRA. NO ESPECIAL, VAMOS CONHECER MELHOR AS PESSOAS POR TRÁS DOS POSTOS DE TRABALHO OU STATUS SOCIAL E MERGULHAR FUNDO NAS SUAS VIDAS. TODAS ESSAS MULHERES CARREGAM MARCAS E CICATRIZES DE UMA HISTÓRIA DURA E MUITO BATALHADA. ENTRETANTO, ISSO NÃO IMPEDE QUE TENHAM ALEGRIA, ESPONTANEIDADE E LEVEZA PARA SUPERAR OS PROBLEMAS E ENXERGAR A VIDA COM ESPERANÇA. NO SLAM OU NA SANFONA, NA COZINHA OU NO HOSPITAL, ELAS TÊM A GARRA E A FORÇA TÍPICAS DA MULHER BRASILEIRA”, COMPLETA ANTONIA PRADO.

Além da parte documental em que a equipe acompanhou o dia a dia dessas mulheres, o especial traz um segundo momento: nos Estúdios Globo, em São Paulo, elas se encontraram em um bate-papo mediado por Fabiana Karla, também da equipe criadora do programa. Para valorizar a trajetória das cinco, o especial termina prestando uma grande homenagem a cada uma delas. Ao final do encontro em São Paulo, elas foram convidadas a participar de um ensaio fotográfico.

Cinco mulheres protagonistas do Falas Femininas (divulgação/TV Globo)

piaui em foco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *