Prefeitura de Campo Grande do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou ontem e hoje ( 24 e 25/03) uma força tarefa histórica no município, com o intuito de vacinar em massa o público alvo dessa etapa, que foi a comunidade Quilombola e os idosos de 70 a 79 anos. De acordo com o Coordenador de Imunização do Município, Dayro Coutinho, Campo Grande recebeu na última segunda feira, dia 22/03, 230 doses de Vacinas sendo 160 doses da Coronavac e 70 doses da AstraZeneca . 70 doses destinadas a Comunidade Quilombola São José e 160 aos idosos de 70 a 79 anos. Quanto a vacinação da comunidade Quilombola o coordenador diz que esta sendo realizado todo o planejamento de levantamento do território e de seus componentes para que seja feita a vacinação desse público. Quanto as demais 160 doses foram destinadas a aplicação da D1 de idosos de 70 a 74 anos e de 75 a 79 anos. A vacinação aconteceu de forma intensa com o envolvimento de três equipes da saúde distribuindo as doses a domicilio aos acamados e visitando todas as comunidades do município contemplando esse público. Nesta Quarta-feira feira, 25/03, 175 idosos da Sede, do Km 80, canela de Velho , jatobá e bairro São Geraldo foram vacinados. As equipes estiveram trabalhando das 8;00 horas as 17;00 horas realizando as imunizações. E na Quinta- feira, mais 45 idosos do Km 80, Chapada nova e Carnaíba foram vacinados. No km 80 e Chapada Nova as vacinas aconteceram das 8;00 horas ao 12;00horas e na Carnaíba das 14;00 horas as 16;00 horas . As vacinações foram feitas em duas modalidades. A grande maioria através do sistema drive thru e a domicílio para os acamados . De forma muito tranquila, a grande maioria dos vacinados estavam em seus veículos e os que foram a pé, foram colocados em um espaço respeitando o distanciamento social , todos fazendo uso de máscaras e álcool em gel.
O Coordenador comemora mais uma etapa da Campanha.” A vacinação foi bastante produtiva. E com isso estamos dando seguimento a essa tão importante e esperada Campanha com o máximo de celeridade possível. E o sentimento de poder realizar mais uma etapa de vacinação é muito gratificante tendo em vista que é muito bom ir ate as pessoas com a tão sonhada dose de esperança, a dose contra a Covid-19. Ainda há muito o que fazer, mas estamos em boa fase de andamento com a vacinação pontual, a força tarefa nos possibilitou isso, em um dia vacinar 175 pessoas é um ato histórico ao se falar de vacinação em Campo Grande do Piauí . Onde a equipe extrapolou os horários previstos e adentrou a noite. E é importante frisar e deixar claro o porque de terem sido feitas vacinações no período da noite. Nós temos essa grande preocupação em relação ao uso das doses, visto que recebemos frascos contendo dez doses e ao fim do expediente da tarde tínhamos um frasco onde apenas duas doses haviam sido usadas, então se fazia necessário fazer uma busca ativa para que outras doses fossem utilizadas, que outras pessoas fossem atendidas.” A equipe se direcionou então as residências de alguns idosos. Inclusive foi preciso estender duas vacinações, duas doses no Km 80 para concluir o uso das dez doses, já que o frasco havia sido aberto e portanto precisava ser utilizado para que não se perdessem essas doses.
Em relação a testagem, Dayro deixa claro que ” segue funcionando o Serviço de Testagem no município de Campo Grande do Piauí, onde os sintomáticos e também os contatos domiciliários de pessoas infectadas e confirmadas passam por essa triagem. Os testes e acompanhamento estão sendo realizados na Unidade de Saúde do Bairro Novo Horizonte ao lado da Escola Estadual, o novo endereço do Centro de Atendimento e Testagem contra a Covid-19.
Quanto a questão Epidemiológica o Coordenador diz que felizmente o município de campo grande tem uma situação sem dados alarmantes com um caso ativo e seus contatos domiciliários em investigação, já notificados, aguardando a realização dos testes, o cumprimento do tempo para que os testes possam ser realizados.
No tocante a Fiscalização em relação ao cumprimento dos Decretos Estaduais e Municipais, Dayro diz que a Vigilância Sanitária do município em parceria com o GPM da Polícia Militar tem feito uma ação conjunta para fiscalizar, para monitorar, viabilizar o cumprimento desses decretos.
No último sábado (20), o Piauí recebeu 85 mil doses da CoronaVac do Instituto Butantan e da Covishield, parceria da Fiocruz com a Oxford/AstraZeneca. Conforme o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, essas vacinas vão contemplar 100% da população quilombola, 78% do grupo de 70 a 74 anos, e dar continuidade a imunização dos idosos de 75 a 79 anos, e 3,7 % são para o grupo de trabalhadores da saúde. A Coordenação de Imunização deu início a entrega às Regionais de Saúde na segunda-feira (22).
Fotos: Rodrigo Fercondini / CCOM.