O número de casos e de mortos por Covid-19 baixou, de forma global, na última semana.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), citada pela ‘CNN’, na semana que terminou a 23 de maio registaram-se 4,1 milhões de casos de Covid-19, o correspondente a uma redução de 14% em relação à semana anterior.
Para além disso, o organismo internacional disse ainda que se registaram no mesmo período 84 mil novas mortes por Covid-19 em todo o mundo, uma redução de 2% face à semana anterior.
O maior declínio em novos casos e mortes foi observado na Europa, adiantou a OMS, alertando, contudo, que os casos globais da Covid-19 mantêm-se, no geral, altos.
“Apesar de uma tendência global de declínio nas últimas quatro semanas, a incidência de casos e mortes de Covid-19 permanece alta, sendo observados aumentos substanciais em muitos países de todo o mundo”, revelou o organismo.
Numa atualização sobre variantes de vírus preocupantes, a OMS reportou novas evidências que mostram que a transmissão na comunidade britânica, de março a abril, foi maior para a variante B.1.617, identificada pela primeira vez na Índia, do que para a variante B.1.1.7, identificada pela primeira vez no Reino Unido .
O relatório também cita pesquisas que mostram que a variante B.1.617 pode fazer com que as vacinas Covid-19 percam alguma capacidade de neutralizar o vírus.
“A evolução do vírus é esperada e quanto mais o SARS-CoV-2 circula, mais oportunidades tem de evoluir”, disse a OMS, sublinhando a importância de medidas de controlo para mitigar a disseminação de variantes.
Fonte: MultiNews.