site oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a data de reaplicação da prova para inscritos com sintomas da Covid-19 e outros problemas (veja abaixo lista) ocorrerá nos dias 23 e 24 de fevereiro. No mesmo, o Inep aplicará as provas para os candidatos privados de liberdade, ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) de 2020.
De acordo com o Inep, não é qualquer acontecimento que pode ser considerado problema logístico. Para o Inep, problemas logísticos são casos excepcionais tais como:
DESASTRES NATURAIS (QUE PREJUDIQUEM A APLICAÇÃO DO EXAME, DEVIDO AO COMPROMETIMENTO DA INFRAESTRUTURA DO LOCAL);
FALTA DE ENERGIA ELÉTRICA (QUE COMPROMETA A VISIBILIDADE DA PROVA PELA AUSÊNCIA DE LUZ NATURAL);
ESTRUTURA IMPRÓPRIA DO LOCAL DE PROVA;
ERRO DE EXECUÇÃO DE PROCEDIMENTO DE APLICAÇÃO PELO APLICADOR QUE CAUSE COMPROVADO PREJUÍZO AO PARTICIPANTE.
ESTUDANTE COM DOENÇAS INFECTOCONTAGIOSAS DEVERÁ COMUNICAR SUA CONDIÇÃO, POR MEIO DA PÁGINA DO PARTICIPANTE, ATÉ 1 (UM) DIA ANTES DA APLICAÇÃO DO EXAME, PARA ANÁLISE DE UMA POSSÍVEL PARTICIPAÇÃO NA REAPLICAÇÃO DO EXAME EM DATA A SER DIVULGADA PELO INEP.
AS DOENÇAS INFECTOCONTAGIOSAS PARA FINS DE SOLICITAÇÃO DE REAPLICAÇÃO DO ENEM 2020 IMPRESSO SÃO COQUELUCHE, DIFTERIA, DOENÇA INVASIVA POR HAEMOPHILUS INFLUENZA, DOENÇA MENINGOCÓCICA E OUTRAS MENINGITES, VARÍOLA, INFLUENZA HUMANA A E B, POLIOMIELITE POR POLIOVÍRUS SELVAGEM, SARAMPO, RUBÉOLA, VARICELA E COVID-19.
Neste domingo, os participantes fazem as provas objetivas de linguagens e ciências humanas, com 45 questões cada, e a prova de redação.
Os portões serão abertos às 11h30. Os estudantes podem entrar no local de prova até as 13h, no horário de Brasília. As provas começam a ser aplicadas às 13h30. Os candidatos terão 5 horas e 30 minutos para resolver as questões. A prova termina às 19h.
O exame continua no próximo domingo, dia 24, quando serão aplicadas as provas de ciências da natureza e de matemática.
Ao todo, cerca de 5,8 milhões de estudantes estão inscritos para fazer as provas. O Enem 2020 terá uma versão impressa, nos dias 17 e 24 de janeiro, e uma digital, realizada de forma piloto para 96 mil candidatos, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
No Piauí, mais de 133 mil candidatos estão aptos para fazer as provas do Enem.
Da Redação
redacao@cidadeverde.com