Matéria: Cidadesnanet.com.br
Fotos: Portal Farias – Olegário Farias e equipes das UBS´s
Na última terça-feira, 30 de janeiro, o município de Francisco Santos, sob a gestão do prefeito Dr. Luis José e do vice-prefeito Edson Carvalho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu a culminância de uma série de atividades alusivas ao Janeiro Branco.
Durante todo o mês de janeiro, o município sediou palestras como parte da campanha do Janeiro Branco, com o tema “Saúde Mental enquanto há tempo”. Esta iniciativa visou conscientizar a comunidade sobre a importância da saúde mental e emocional, buscando reduzir o estigma associado a questões como ansiedade, depressão e outros transtornos mentais.
As atividades foram conduzidas em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Francisco Santos. Na UBS do Caldeirão, por exemplo, a Dra. psicóloga Lívia Carvalho e a Enfermeira Clarisse estiveram presentes, oferecendo atendimentos individuais e conduzindo rodas de conversa com os pacientes.
No KM 87, a Enfermeira Jevelyny liderou atividades semelhantes, enquanto no centro da cidade, as três equipes foram coordenadas pelas Enfermeiras Carla, Laudiane e Silvania da Jurema, respectivamente. Eles realizaram palestras e atividades com o Dr. Eduardo Barros, encerrando as ações na academia de saúde.
Durante o ápice do projeto, equipes do Alto do Cecilio, da Jurema e do Idelfonso promoveram uma palestra e diversas dinâmicas, intensificando os esforços de conscientização sobre a saúde mental.
A Secretária de Saúde, Ana Vilma, enfatizou a importância dessas atividades.
“Na gestão força, compromisso e trabalho do prefeito Luís José, busca a cada dia, o melhor para a população francisco-santense, avançando sempre na área da Saúde e demais áreas, do nosso município. Estamos comprometidos em promover o bem-estar emocional e psicológico da nossa população, essa iniciativa reflete nossa preocupação com questões cruciais de saúde pública. Vai além do tratamento de doenças físicas. Reconhecemos a importância do equilíbrio mental para uma vida plena e saudável”, declarou.