Nova cerveja de caju muda a vida de 600 famílias que vivem da cadeia produtiva no Piauí

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A vida de 1.400 piauienses foi impactada positivamente com o projeto do novo produto lançado essa semana pela Cervejaria Ambev no estado. São 1.400 pessoas, entre produtores, colhedores, ajudantes de carregamento e descarregamento e transportadores envolvidos no projeto da Berrió do Piauí. A cerveja é inspirada na identidade e tradições do povo piauiense e leva na composição um ingrediente característico do estado: o caju.

Ao todo são mais de 600 famílias envolvidas na produção local. A expectativa é chegar a 4 mil pessoas beneficiadas pela cadeia produtiva até 2025.

O processo de produção da nova cerveja é feito no Piauí. “A Berrió é uma cerveja piauiense do campo ao copo. O caju é produzido por agricultores locais, e a produção da cerveja acontece na Cervejaria Teresina”, explica a piauiense Lanessa Vieira, supervisora de Agro da AMBEV e uma das responsáveis pela implantação do projeto.

Lanessa Vieira - supervisora de Agro da AMBEV
Lanessa Vieira – supervisora de Agro da AMBEV    Divulgação

“A produção da nova cerveja movimenta a economia do Estado e gera expectativas na cadeia produtiva do caju”, explica Lanessa. A AMBEV comprou na última colheita, mais de 240 toneladas de caju, de produtores da agricultura familiar de cinco municípios – Monsenhor Hipólito, Francisco Santos, Campo Grande do Piauí, Canto do Buriti e Pio IX – por meio da Cooperativa Mista Agroindustrial de Francisco Santos, Cooperativa Mista Agroindustrial de Monsenhor Hipólito e Assentamento Nova Esperança de Pio IX.

LANÇAMENTO

Na última segunda-feira (19/10), Dia do Piauí, a Ambev recebeu a imprensa na Cervejaria Teresina para apresentar a Berrió. A bebida, que teve o nome inspirado na expressão piauiense B-R-O-BRÓ, é uma novidade que promete refrescar os dias quentes do Piauí.

“A Berrió tem o sol do Piauí até no rótulo e nasce com a vocação de despertar o orgulho do piauiense”, destaca o gerente de marketing de Berrió, Leandro Thot. Com a embalagem em amarelo e preto, a cervejaria homenageia as cores do caju, do sol e representa a alegria do povo piauiense.

Gerente de marketing de Berrió, Leandro Thot
Gerente de marketing de Berrió, Leandro Thot    Divulgação

Leandro conta ainda que, durante a fase de planejamento, foram realizadas centenas de entrevistas para entender a relação do piauiense com a cerveja. “Entrevistamos especialistas de diversas áreas para aprofundamento na cultura local e recrutamos piauienses para avaliar a marca e o produto. O time Ambev Piauí esteve presente em 100% do processo”, revela o gestor.

Assim como todas as cervejas da Ambev, a Berrió passa por rígidos critérios de controle e qualidade. A comercialização da Berrió será exclusiva no Piauí, em garrafas retornáveis e em latas. A nova cerveja estará disponível no mercado a partir de dezembro nos principais bares e mercados do Estado.

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