A Polícia Militar e as equipes das Vigilâncias Sanitárias vão reforçar ainda mais a fiscalização no litoral piauiense a partir desta quinta-feira (1º) para cumprimento dos decretos sanitários. O decreto estadual N.º 19.550 proibiu o uso de praias, balneários, cachoeiras e parques até o próximo domingo (4), período em que será fechado o acesso aos mesmos. Barreiras sanitárias serão instaladas em Parnaíba, Cajueiro da Praia e Luís Correia.
O major Danilo Palhano, comandante da Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTUR), informou ao Cidadeverde.com que as equipes de Luís Correia e Cajueiro da Praia receberam reforço policial de Teresina nesta semana.
O major destaca que as equipes já lavraram cinco Termos Circunstanciados de Ocorrência envolvendo o transporte de passageiro intermunicipal, que, no momento, também está proibido por decreto.
“Desde sábado estamos nessa fiscalização. Nós recebemos reforço de Teresina e estamos com barreiras nas entradas de Luís Correia e de Barra Grande. Temos alguns descumprimentos de medidas sanitárias por estabelecimento comercial”.
Major Palhano ressalta que as equipes estão nas praias fiscalizando o cumprimento do decreto. “No momento, nas praias o decreto está sendo respeitado, vez e outra aparece uma pessoa, mas nada de aglomeração”. Ele cita que até agora não constatou a presença de excursões.
Foto: Policia Militar/CIPTUR
Já o comandante do GPM de Cajueiro da Praia, sargento Egildo Brito, acrescenta que equipes estarão de quinta (1º) até domingo (4) em barreiras pela cidade. Ele cita que apenas moradores e turistas com comprovação de estadia nas pousadas em Barra Grande poderão passar pelas barreiras.
Os policiais vão acompanhar as equipes das vigilâncias sanitárias do estado e dois municípios (Luís Correia e Cajueiro da Praia). “Os visitantes que quiserem só passear não vão passar. Só entra quem é da cidade ou comprovação de estadia em pousada. As praias estão fechadas”.
A Prefeitura de Cajueiro da Praia informou em suas redes sociais que segue “todas as medidas de restrições determinadas, através do Decreto Estadual Nº 19.550”.
“Desta forma,esclarecemos que, a partir do dia 29/03, teremos barreiras sanitárias e de fiscalização nas estradas de acesso a Cajueiro da Praia. Somente terão acesso os moradores do município. Os turistas terão que comprovar reserva em hotéis e pousadas. Ressalta-se que os acessos às praias estão fechados e serão fiscalizados pela Polícia Militar do Piauí e pela Vigilância Sanitária”.
FONTE: Cidade Verde